O Ministro Marinho anunciou a finalização de um projeto de lei ou medida provisória para acabar com o saque-aniversário do FGTS.
Ele já recebeu autorização do presidente Luiz Inácio Lula da Silva para avançar com a proposta, aguardando apenas o encaminhamento de outros ministérios. Entenda a seguir como funciona a modalidade hoje e o que pode mudar!
Há reclamações de trabalhadores que aderiram ao saque-aniversário do FGTS e agora enfrentam dificuldades para sacar os recursos ao serem demitidos.
Leia mais: Governo surpreende com adicional de R$ 900 no Bolsa Família: Veja como receber
O Ministro do Trabalho criticou essa situação, argumentando que o FGTS foi concebido para proteger os trabalhadores em casos de desemprego.
Para garantir mais recursos aos trabalhadores, o projeto também abordará mudanças no formato do consignado para o setor privado e a liberação de recursos não oferecidos como garantia em empréstimos bancários.
O governo lançou o FGTS digital, uma nova forma de recolhimento do FGTS que facilitará a vida dos empregadores. Esse método utilizará informações do eSocial como base de dados, oferecendo uma interface totalmente web e diversas opções para gerar guias.
Além disso, o governo destacou que a utilização do Pix como forma de pagamento do FGTS trará ganhos de confiabilidade, agilidade e facilidade, otimizando o processo de individualização na conta do trabalhador.
Fonte: Exame
Notícias: FEEB-SC