Passou a valer nesta segunda-feira (dia 23) o novo teto dos juros do crédito consignado para aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). A redução da taxa máxima praticada pelos bancos nos empréstimos com desconto em folha caiu de 1,91% ao mês para 1,84% ao mês. Já os juros no cartão de crédito consignado passou de 2,83% para 2,73% ao mês.
A mudança no teto foi aprovada pelo Conselho Nacional de Previdência Social (CNPS) no último dia 11. Segundo o Ministério da Previdência, Carlos Lupi, as novas taxas acompanham o corte na Selic pelo Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC). O único voto contrário às reduções foi do representante do setor financeiro.
Mesmo antes de o novo percentual máximo passar a valer, algumas instituições financeiras que atuam no setor já tinham reduzido os juros. É o caso da Caixa Econômica, que baixou os juros a 1,64% em 20 de setembro, após o redução da Selic.
No dia 19, o aplicativo e site do Meu INSS liberou para consulta as taxas praticadas pelas instituições financeiras nas operações consignadas para beneficiários do Instituto. A maior parte das informações, porém, ainda diz respeito apenas aos empréstimos consignados. Percentuais cobrados nas operações de cartão de crédito e cartão de crédito de benefício com desconto em folha ainda não estão disponíveis.
A publicidade dos percentuais segue as instruções de uma portaria publicada em junho pelo órgão, que determinava que, em 90 dias, as instituições financeiras que operam no setor teriam que repassar ao governo uma série informações, como taxas de juros mensal e anual, data do primeiro desconto em folha e custo Efetivo Total (CET) mensal e anual, entre outras.
Segundo o INSS, as taxas de juros apresentadas no Meu INSS são as praticadas no dia anterior, conforme escopo definido pelo órgão.
“Caso a instituição financeira não tenha realizado operação no dia anterior ou não opere com essa modalidade de crédito, não há informação a ser exibida”, explicou o órgão.
Banco do Brasil
As taxas praticadas pelo BB variam de 1,72% ao mês na faixa mínima a 1,84% ao mês no patamar máximo e o prazo para pagamento é de até 84 meses.
Bradesco
O banco informou que a taxa de crédito consignado do INSS para clientes Bradesco é de 1,84% am e o cartão de crédito consignado opera com taxa de 2,73% para saques e rotativo.
Itaú
O banco não informou quais são os juros praticados, mas afirmou que “não oferece ‘cartão consignado’” e que as taxas na modalidade empréstimo pessoal “foram ajustadas de acordo com o teto definido pelo CNPS”.
Santander
O Santander informou que “já está operando dentro do novo teto do consignado INSS”, sem detalhar as taxas.
C6
O C6 também não informou quais são os percentuais cobrados, apenas que “cumpre as taxas que são definidas pelo governo para operações de crédito consignado”.
Pagbank
O PagBank afirmou que a taxa de juros do empréstimo consignado é de 1,70% ao mês.
Agibank
O banco informou que o percentual cobrado é de 1,71%.
Banco Pan
A instituição afirmou apenas que “as taxas foram ajustadas e seguem alinhadas ao novo teto de juros”.
Sicoob
A instituição informou que a taxa do crédito consignado do INSS varia de 1,07% a 1,30% ao mês.
Fonte: Extra
Notícias: FEEB-SC