Criminosos usam nome de grandes bancos e redes varejistas como armadilha para vítimas repassarem informações bancárias ou instalarem programas que dão acesso ao celular (Por Luciana Casemiro)
Mensagens alertam consumidor sobre falsas compras e acabam levando a fornecer dados pessoais e bancários: golpe do falso 0800
Mensagens alertam consumidor sobre falsas compras e acabam levando a fornecer dados pessoais e bancários: golpe do falso 0800 — Foto: Divulgação/Pexels
Mensagens enviadas para o celular alertam sobre compras de milhares de reais feitas no cartão de crédito e orientam ao consumidor a ligar para um número de 0800 do banco caso não confirme a transação. O número, no entanto, é falso e ao fazer contato o cidadão cai num golpe onde é orientado a informar dados pessoais e bancários ou instalar software no celular, o que aí sim pode trazer grande prejuízo financeiro. O golpe do falso 0800 voltou a ser editado em nome de grandes bancos e redes varejistas.
A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) alerta que outro artifício usado pelos golpistas nas mensagens é afirmar que as milhas ou pontos do cartão do cliente estão vencendo. Nesse caso, também orientam o cliente a ligar para falsa central telefônica ou passam um link de site fraudulento que induzirá o cliente a fornecer dados bancários e pessoais. Também há casos de mensagens de falsos prêmios que induzem o cliente a fazer uma ligação para o bandido, ressalta a federação..
– Eu mesma já recebi esse tipo de mensagem de bancos dos quais sou correntistas e de outros que sequer passei na porta. A orientação primordial é não responder à mensagem de texto, não ligar para os números indicados ou não clicar em qualquer link. Se não for o banco do qual é correntista, simplesmente ignore. Se for do seu banco e tiver qualquer dúvida, entre no aplicativo que costume usar, ligue para a sua gerente ou para o telefone informado nas páginas oficiais da instituição – diz Ione Amorim, economista do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec).
Segundo Emilio Simoni, CEO AHT Security, um dos sinais de golpes é o texto sempre com mensagens alarmantes:
– Acredito que eles não sabem qual é o banco da vítima, embora, muitas vezes, tenham todos seus dados pessoais. O que recomendo é que se tome cuidado com mensagens que chegam com tom alarmante seja via SMS , por aplicativos de mensagem e em redes sociais. Não se deve clicar em links nem ligar para telefones associados a estas mensagens, mesmo que forem 0800 e 4004. Também não se deve compartilhar dados pessoais e tokens de acesso – ressalta Simoni.
Ione alerta, que assim como acontecem com páginas falsas de e-commerce, muitas vezes os golpistas usam códigos e números de telefone próximos aos usados pelas instituições financeiras. Mas lembra bancos não mandam mensagem indicando telefones para entrar em contato e muito menos pedem informações relativas ao cliente ou à conta-corrente.
Os bancos por sua vez, já disponibilizam meios dos consumidores denunciarem tentativas de golpes e se informarem sobre as novas armadilhas no mercado.
Veja as orientações dos bancos e como denunciar golpes:
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