O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, garantiu aos americanos, nesta segunda-feira (13), que seu sistema bancário “é seguro”, apensar da falência ou fechamento de três bancos em menos de uma semana e do temor de contágio que provocou a queda das bolsas na Europa.
“Os americanos podem confiar que o sistema bancário é seguro. Seus depósitos estarão lá [disponíveis] quando precisarem deles”, declarou Biden em pronunciamento transmitido da Casa Branca, após a quebra do Silicon Valley Bank (SVB).
Pouco conhecido do grande público, o SVB se especializou no financiamento de startups e havia se tornado o 16º maior banco dos Estados Unidos em ativos. Ao final de 2022, contava com US$ 209 bilhões em ativos e aproximadamente US$ 175,4 bilhões em depósitos.
Até o momento, são três os bancos que faliram devido aos saques maciços de depósitos, num contexto de aumento agressivo das taxas de juro por parte do Federal Reserve (Fed, Banco Central) para conter a inflação: o SVB, o Signature Bank e o Silvergate Bank. Esses dois últimos estão altamente expostos às criptomoedas.
No domingo à noite, as autoridades federais americanas intervieram para garantir que os correntistas tenham acesso aos seus recursos no SVB. Além disso, os reguladores assumiram uma segunda entidade bancária: o Signature Bank.
Fonte: Isto é
Notícias: FEEB-SC