Suspenso desde 12 de janeiro para revisão, o empréstimo consignado aos beneficiários do Auxílio Brasil, que voltará a se chamar Bolsa Família, foi encerrado pela Caixa Econômica Federal. A medida foi anunciada pelo banco nesta sexta-feira (24).
Em comunicado, a Caixa informou que “os estudos técnicos sobre o Consignado Auxílio foram concluídos e o banco decidiu retirar o produto de seu portfólio”.
Para contratos já realizados, não haverá mudanças. “O pagamento das prestações continua sendo realizado de forma automática, por meio do desconto no benefício, diretamente pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS)”.
Uma das razões para a suspensão do programa, conforme afirmou no dia de sua posse a presidenta do banco Rita Serrano, é que “os juros são muito elevados para essa parcela da população”.
No empréstimo consignado, o crédito concedido é descontado automaticamente em parcelas na folha de pagamento ou benefício. Antes da suspensão definitiva, em 9 de fevereiro, o governo federal já tinha anunciado regras mais restritivas para a concessão de empréstimos para beneficiários do Auxílio Brasil. A principal alteração foi a redução do limite para o desconto mensal no benefício, de 40% para 5%. (Fonte: CNN).