O Relatório Focus desta segunda-feira, 2, apresentou um aumento na projeção do mercado financeiro para a inflação e para a taxa Selic em 2023. Este documento é divulgado pelo Banco Central e representa uma reunião das expectativas gerais de bancos e consultorias para diversos elementos da economia.
A mediana das estimativas para o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) subiu de 5,23% na semana passada para 5,31%. Caso esse dado se concretize, isso significaria o descumprimento da meta estabelecida pelo Banco Central para este ano. Essa foi a terceira semana seguida na qual a previsão foi elevada.
A expectativa é semelhante para a taxa de juros básica da economia brasileira, a Selic, que foi de 12% para 12,25%.
Em meio a essa insegurança do mercado, Oeste noticiou que Fernando Haddad (PT) tomou posse na pasta econômica do governo Lula e criticou seu antecessor, Paulo Guedes, durante a cerimônia.
Segundo o ministro, as medidas econômicas do governo Bolsonaro “não apenas contrariam o bom senso, foram deliberadamente irresponsáveis para tentar evitar o inevitável”. Para Haddad, o que o Brasil precisa “é de uma política ganha-ganha para o povo e para os investidores”.
Haddad ainda prometeu que irá apresentar, durante sua primeira semana de governo, as medidas econômicas necessárias para retomar a confiança de investidores.
Fonte: Revista Oeste
Notícias: FEEB-SC