Em 2.003, foi instituído pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) o dia 28 de abril como o Dia Mundial de Segurança e Saúde no Trabalho. No Brasil, data é ainda lembrada como o Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes do Trabalho, conforme a Lei nº 11.121/2.005. É uma forma de manter sempre viva a importância da prevenção e o cuidado durante o exercício do trabalho, por parte de todos.
Segundo a OIT, as perdas ocasionadas por acidentes de trabalho representam em média 4% do PIB de um país. No caso do Brasil, esse volume ultrapassa o valor de R$ 200 bilhões de reais/ano.
Entram nesse grupo de adoecimento ocupacional qualquer alteração biológica ou funcional (física ou mental) que ocorre no organismo em decorrência do exercício do trabalho. Pode ser consequência da exposição a riscos ambientais, tais como riscos químicos (ex.: poeiras, fumos, névoas, neblinas, vapores, gases e substâncias ou produtos químicos em geral), físicos (ex.: ruído, vibrações, radiações, frio, calor, umidade) e biológicos (ex.: vírus, bactérias, protozoários, fungos, bacilos e parasitas). Decorrem, também, de problemas na organização do trabalho, ocasionando sobrecarga física ou mental.
Fonte : Contec
Notícias: FEEB-SC